Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que corrige a posição dos dentes, intervém no crescimento dos ossos maxilares e corrige a má oclusão (mordida incorreta).

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente dificultam a higienização, podendo causar cáries e inflamação gengival, causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, podendo levar a dores de cabeça e disfunção na ATM (articulação temporo mandibular), além de prejudicarem a aparência. Ter os dentes corretamente posicionados e nivelados proporcionam um sorriso harmônico e funcionalmente eficiente, trazendo benefícios que vão além do aspecto estético, contribuem também para a mastigação, respiração e fala.

Através de um exame clínico detalhado e de uma documentação ortodôntica (exames complementares), o Ortodontista consegue fazer um diagnóstico e um plano de tratamento específico para a necessidade de cada paciente. A correção é feita através do uso de aparelhos ortodônticos que podem ser fixos ou removíveis. Atualmente no mercado temos diversos tipos de aparelhos ortodônticos que vão desde o tradicional aparelho metálico, passam pelos aparelhos estéticos de porcelana ou safira até chegarmos no que há de mais moderno na Ortodontia, os alinhadores invisíveis do Sistema Invisalign”.

Tratamentos


Aparelhos Fixos Convencionais

O aparelho fixo convencional é basicamente um conjunto de pecinhas metálicas, chamadas de braquetes, que possuem uma canaleta por onde passamos um fio, que faz a movimentação dos dentes. Para apreender esse fio nas pecinhas usamos borrachinhas.


Aparelhos Fixos Estéticos

Os aparelhos fixos estéticos se diferenciam dos fixos convencionais apenas devido a composição das pecinhas ou braquetes. Para dar uma aparência um pouco mais discreta utilizamos braquetes cerâmicos ou de safira. O fio é fixado nas pecinhas com borrachinhas transparentes.


Aparelhos Fixos Autoligados

Neste tipo de aparelho substituímos as borrachinhas que seguram os fios por “clips” ou “portinhas” metálicas, o que nos dá uma maior previsibilidade de movimentação, diminui o atrito, levando à uma diminuição no tempo final de tratamento, além de não ter o inconveniente da perda de cor ou do manchamento que acontece comumente com a borrachinhas. Os braquetes podem ser metálicos ou cerâmicos.


Ancoragem Esquelética com Mini Implantes

Os mini implantes nada mais são do que mini parafusos de titânio que são instalados na gengiva do paciente durante o tratamento ortodôntico em locais específicos dependendo do objetivo da movimentação do Ortodontista. Após o término do tratamento são facilmente removidos e nem deixam cicatriz. Os mini implantes facilitam as movimentações mais complexas e ajudam a reduzir o tempo de tratamento ortodôntico.


Ortodontia Preventiva

A Ortodontia em crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos pode prevenir problemas futuros, direcionando o crescimento dos ossos da face. Para isso são utilizados aparelhos fixos ou removíveis que corrigem problemas comuns como mordida cruzada, mordida aberta, desequilíbrio de crescimento da maxila e da mandíbula. Crianças que possuem hábitos como sucção de chupetas ou dedos devem consultar um Ortodontista o quanto antes, em torno dos 6 anos.


PROPEL®

A Ortodontia acelarada PROPEL® é uma técnica americana que promove tratamentos até 70% mais rápidos e podem ser usados em conjunto com qualquer tipo de aparelho ortodôntico.

Faça um Agendamento Online

Entrem em contato comigo pelo formulário e solicite uma consulta.